Na avaliação pré operatória é importante avaliar os medicamentos de uso rotineiro, principalmente anticoagulantes.
Como em toda cirurgia, existem algumas prevenções que você deve seguir para que o procedimento ocorra corretamente e o pós-operatório seja melhor.
As prevenções pré-operatórias da são:
Fazer os exames solicitados pelo médico e siga à risca todas as orientações que ele passar;
Se você tiver qualquer anormalidade física ou psicológica no período prévio à cirurgia, avise seu médico o quanto antes;
Caso você tome alguma medicação, informe ao seu médico. Alguns medicamentos terão que ser ajustados ou abolidos durante algum tempo. Siga as orientações dadas;
Chegue na clínica no horário informado de sua internação;
Respeite o período de jejum indicado pelo médico;
Não use maquiagem no dia da internação e evite acessórios (brincos, colares etc);
Evite fumar, ingerir bebidas alcoólicas ou comidas gordurosas o mais previamente possível antes da cirurgia. Quanto antes você começar a evitar esses itens, maiores as chances de ter uma melhor cicatrização;
Evite tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais que possam aumentar o sangramento durante a cirurgia. Na dúvida, converse com seu médico;
Leve óculos escuros no dia da cirurgia. Eles serão úteis quando o procedimento tiver acabado e você puder ir para casa.
Algumas recomendações gerais são de grande importância após a cirurgia e devem ser observadas para melhorar a recuperação e resultado cirúrgico.
Repouso relativo: procure deitar com cabeceira elevada, travesseiros para apoiar a cabeça, sem apoiar na região operada, e assegurar um sono tranqüilo.
Evitar movimentos bruscos, não levantar peso, controlar tosse, espirros e os movimentos excessivos, dentro do possível.
Exercícios físicos como academia, ginástica ou corrida podem ser retomados a partir do décimo dia.
Pingue os colírios conforme prescritos.
Compressas geladas: pode usar a máscara/bolsa de criogel sobre uma gaze úmida esterilizada, protegendo a área operada. Outra maneira confortável, pois ajuda a limpar os resíduos de sangue, é usar compressas molhadas num recipiente com água filtrada e cubos de gelo quantas vezes queira. Não esfregue a área operada, fazendo apenas leves compressões para enxugar. Faça o maior tempo possível de compressas frias no primeiro dia e nos três dias seguintes pode reduzir a freqüência das mesmas. Há pessoas que não toleram baixa temperatura na face. Alerte-nos antes, se for o seu caso.
O banho pode ser tomado na temperatura que desejar, desde que o rosto seja lavado com água fria a morna. Não deixar água quente cair no rosto até a retirada das suturas.
Recomenda- se a não exposição solar nos primeiros dias. Quando iniciarem as pequenas exposições ao sol, usar protetor solar, óculos escuros, chapéus ou bonés.
É normal e esperado que as pálpebras fiquem inchadas (edema) e que surja uma coloração avermelhada ou arroxeada (equimose).
Não use lentes de contato nas primeiras duas semanas.
As suturas são retiradas em torno do sétimo ao décimo dia, mas a pele continuará com equimoses, os olhos com lacrimejamento discreto e um certo grau de inchaço persistirá por aproximadamente quinze dias. As atividades habituais são retomadas em torno de uma semana.
Os retornos pós-operatórios variam com o procedimento e com o tipo de reação individual.
Av. Francisco Sales, 1420 – sala 703 – Santa Efigênia
(31) 2511-6299
Nosso material tem como único objetivo fornecer informações e não deve ser utilizado
para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação.
Em caso de dúvidas, consulte um médico.