Eversão da pálpebra inferior

Ectrópio

Ectrópio palpebral corresponde à eversão da pálpebra inferior, podendo ser de causa congênita ou adquirida, sendo as formas congênitas raras.

Dentre as formas adquiridas, pode-se ter o tipo involucional (também conhecido como ectrópio senil, relacionado a alterações do envelhecimento), o cicatricial (decorrente de alterações cicatriciais da pele palpebral, muitas vezes induzidas pela radiação solar em portadores de pele clara), o mecânico (que ocorre por lesão que traciona mecanicamente a pálpebra para baixo), o paralítico (decorrente de paralisia inervacional da pálpebra) e o inflamatório (que ocorre por processos inflamatórios da margem palpebral). Dentre estas formas clínicas, a mais frequente é a involucional.


O envelhecimento resulta de inúmeros danos metabólicos e ambientais que acontecem ao longo de anos, causando vários distúrbios nos olhos da população idosa, podendo o ectrópio estar presente, em associação com outras afecções.

Entretanto, a idade não é fator isolado para o desenvolvimento do ectrópio, já que ele não ocorre em toda a população de idosos. Outras alterações são necessárias para produzir a eversão palpebral, alguns relacionados com fatores do próprio indivíduo e outros relacionados com o meio ambiente. Assim, outros importantes fatores para o desenvolvimento dessa afecção seriam: exposição à radiação solar, doenças palpebrais, cirurgias prévias, doenças neuromusculares e cerebrovasculares.

O posicionamento incorreto das pálpebras no portador de ectrópio pode resultar em lagoftalmo, alterações corneanas pela oclusão incompleta das pálpebras, desordens da drenagem lacrimal, blefarite e déficit cosmético.



O diagnóstico preciso aliado à técnica cirúrgica pertinente a cada caso proporciona excelentes resultados tanto do ponto de vista funcional e estético, conferindo ao paciente lubrificação corneana adequada e conforto. Nos pacientes com ectrópio involucional (senil) é realizado um “encurtamento” da pálpebra inferior através de um corte cirúrgico realizado no canto lateral com pontos de fixação. Em outros casos será necessária abertura do ponto lacrimal ocluído pela exposição, remoção de bolsas de gordura e enxerto de pele.




Facebook

clinica.belle.palpebre


Instagram

@drajuliarochad


Whatsapp

(31) 2511-6299





Endereço

Av. Francisco Sales, 1420 – sala 703 – Santa Efigênia


Telefone

(31) 2511-6299






Nosso material tem como único objetivo fornecer informações e não deve ser utilizado
para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação.
Em caso de dúvidas, consulte um médico.


Precisa de ajuda?