A Dacriocistorrinostomia (DCR) é a cirurgia que corrige a obstrução das vias lacrimais, através da ligação direta entre saco lacrimal e meato médio da cavidade nasal.
O procedimento é indicado em crianças e adultos, sob anestesia geral ou sedação endovenosa. A internação hospitalar pós-operatória não é necessária na maioria dos casos. O pós-operatório costuma ser indolor e o paciente pode retornar rapidamente a maioria das suas atividades habituais.
Normalmente, as lágrimas drenam por duas pequenas aberturas nos cantos do olhos (pontos lacrimais). As lágrimas são bombeadas pela ação do piscar das pálpebras para dentro do ducto lacrimal e finalmente para dentro do nariz. Esta é a razão de seu nariz escorrer água quando você chora.
Crianças às vezes nascem com uma obstrução de seus ductos lacrimais (localizado na válvula de Hasner), mais freqüentemente reconhecidos pelos sintomas:
• Lacrimejamento persistente
• Secreção
• “Olho lacrimoso”
• Infecção
Dacriocistorrinostomia (DCR): Desde sua introdução no início do século passado, a cirurgia tem sido o procedimento “tradicional” mais freqüentemente realizado para tratamento do lacrimejamento crônico no adulto. Produz-se um “novo canal” através da retirada de um fragmento de osso nasal e sutura do saco lacrimal com mucosa nasal. Pode ser realizada via externa (com corte na lateral da base do nariz) ou via endonasal (sem corte, feita com endoscópio por dentro do nariz). Uma sonda de silicone pode ser implantada temporariamente (entre 1 e 3 meses) no novo canal para mantê-lo aberto durante o período de cicatrização. A cirurgia é realizada no bloco cirúrgico (necessita de internação), sob anestesia e tem duração média de 60 minutos se unilateral.